FAQ - A hierarquia PT e as suas implicações

Questões (que poderiam ser) Frequentemente Perguntadas sobre a Hierarquia Portuguesa de News da Usenet

Versão 0.9.6.2 - 99/7/6

Alterações:

Informação genérica:

Este documento é distribuído periodicamente em diversos grupos de news, nomeadamente nos grupos pt.internet.usenet e soc.culture.portuguese. A versão mais actualizada deste FAQ (em HTML) encontra-se também disponível, desde Outubro de 1995, em http://www.inescc.pt/~pmelo/ptfaq.html

Autorização para reproduzir este trabalho, no todo ou em parte, para divulgação do mesmo por outros meios que não electronicamente, deve ser solicitada a <pmelo@inescc.pt>. Em geral essa autorização será concedida, desde que a reprodução mantenha intacta a indicação de autoria, e a indicação da localização da versão mais recente do mesmo.

Perguntas:


Respostas:

Parte I - Justificações

1.1 Porquê uma hierarquia PT.*?

Ao longo dos tempos, diversas entidades nacionais, para além dos grupos de News internacionais que recebem, foram implantando também grupos de News locais que frequentemente servem para contacto interno entre os elementos dessa instituição. No entanto nunca existiu uma verdadeira tentativa de coordenação desses grupos de News, de forma a que os "fora" de discussão interessantes numa instituição tivessem um alcance nacional em vez de ficarem retidos na instituição. Sem a criação de uma hierarquia nacional, a discussão teria de decorrer no âmbito da soc.culture.portuguese, ou em inglês nos grupos técnicos adequados (e nestes com muito menor probabilidade de atingir os alvos especificamente portugueses).

Simultaneamente, a ausência de uma hierarquia portuguesa implica que a criação de áreas de discussão especificas em português fossem muito difíceis, uma vez que teriam de ser regidas pelas mesmas normas gerais da Usenet para ter uma propagação decente. Tal levou ao longo do tempo a que diversas discussões que não teriam em princípio cabimento no grupo soc.culture.portuguese se fossem lá eternizando, por falta de um fórum alternativo para elas.


1.2 Porquê uma hierarquia Portuguesa?

Uma vez decidida a criação de uma hierarquia de News em Português, a duvida seguinte foi o âmbito da mesma. Assim, foi decidida a criação de uma hierarquia de News Portuguesa, no sentido de que os temas lá discutidos deverão ser explicitamente relacionados com as realidades Portuguesas, e discutidos em Português.

Tal não quer dizer que a discussão de outras realidades lusófonas não possam efectuar-se lá, mas simplesmente que deverão em princípio exercer-se em áreas mais adequadas (por exemplo questões sobre o Carnaval brasileiro não seriam adequadas num hipotético grupo PT.FESTAS, mas sobre o Carnaval de Torres Vedras já lá teriam cabimento).


1.3 E os estrangeiros / E a soc.culture.portuguese?

A hierarquia PT.* não pretende substituir o grupo soc.culture.portuguese, apenas permitir áreas de discussão especializada sobre assuntos portugueses. Assim, não está prevista que a discussão lá desapareça.

Após um período de implantação nacional, a hierarquia encontra-se desde o Setembro de 1994 a ser distribuída internacionalmente, aconselhando-se que os interessados requeiram aos seus administradores de News a recepção desta hierarquia. Neste momento sabe-se que a EUnet e a Demon retransmitem esta hierarquia, supondo-se que a UUnet, ANS e Sprintlink também o façam.

A hierarquia não deve ser vista como um fórum limitado apenas aos residentes em território nacional, tendo lá cabimento, nos grupos apropriados, as discussões por parte de quaisquer falantes de português. A limitação apenas se fará no respeitante aos temas adequados.


1.4 Como é possível obter a hierarquia PT no estrangeiro?

Em primeiro lugar, convém verificar se o seu fornecedor de News habitual não está já a receber a hierarquia. Verifique se entre a lista de grupos recebida no seu fornecedor não se encontram os grupos descritos na pergunta 3.1 (os grupos da hierarquia PT existentes aquando da escrita deste FAQ).

No caso de não existirem tais grupos, é conveniente alertar o seu administrador de News (usualmente por correio electrónico para usenet@endereco_do_servidor_de_news) da conveniência da recepção dessa hierarquia. Indique-lhe que se trata de uma hierarquia de tráfego reduzido e que estará em princípio disponível a partir da UUnet, EUnet, ANS e Sprintlink. A lista dos grupos que constituem a hierarquia encontra-se na pergunta 3.1.


Parte II - Etiqueta

2.1 Posso exprimir-me livremente na rede?

("Roubado" e adaptado do FAQ da SCP/PT-Net, editada por rgc@inesc.pt - com permissão do autor)

Em princípio sim! Lembre-se porem que existem pelo menos 200 pessoas a ler as suas mensagens. O leitor é convidado a participar nos grupos da hierarquia PT.*. No entanto, não se esqueça de seguir estes conselhos:


2.2 Onde devo colocar as minhas mensagens?

Verifique criteriosamente qual o assunto do grupo em que vai colocar a sua mensagem. Não envie mensagens que não correspondem ao tópico do grupo, apenas para atingir mais indivíduos. Lembre-se que a ideia da separação de grupos é permitir aos indivíduos interessados apenas seguir as discussões das áreas que lhes interessam, e não daquelas que você acha que lhe poderiam interessar.

Antes de enviar uma mensagem para a rede, leia durante pelo menos uma semana o grupo para onde a pretende enviar. É melhor não fazer "cross-posting" para grupos que não lê, e não dizer "por favor respondam por correio, porque não costumo ler este grupo", a menos que não tenha realmente hipótese de consultar esses grupos. Ao colocar uma mensagem você está a gastar não apenas dinheiro à rede que distribui as mensagens, como está a gastar o tempo das pessoas que vão ler a sua mensagem, e possivelmente responder. É simplesmente boa educação retribuir esse gesto, garantindo que a sua mensagem é adequada e relevante à área de discussão.

No entanto, se a mensagem for realmente adequada a vários grupos, não faça um posting separado para cada grupo. Faça "cross-posting", (i.e., mencione todos os grupos para que quer enviar a mensagem na linha Newsgroups: da mesma, separados por vírgulas, sem espaços entre eles), e redirecione as respostas para o grupo que considere mais adequado para a discussão (i.e., acrescente uma linha Followup-To: seguida do nome desse grupo, ao cabeçalho dessa mensagem). Desta forma, permite a alguém que possua um leitor de News adequado não ter que voltar a ler a sua mensagem se já a encontrou anteriormente.


2.3 Eu acho que se devia poder usar a rede para "#&%"&%!
Porque é que não posso dizer que "&%$#"&$ é um "#&%#"?
Eu simplesmente fiz "%$#"&$ e agora estão todos contra mim?

Ao longo do tempo as comunidades electrónicas evoluíram no sentido de criar regras próprias de comportamento, normas de conduta adequadas ao meio. Utilizadores novos, e provenientes de outros meios frequentemente desconhecem tais normas e provocam "problemas diplomáticos". A existência de FAQs como esta é uma forma de tentar evitar tais problemas.

No caso de realmente ter cometido um tal "problema" e alguém lho indicar, não tome tal como um insulto pessoal. Lembre-se que ninguém nasce ensinado, e que o facto de lho comunicarem apenas resulta da vontade de manter um estado "saudável" de interacção entre os utilizadores deste meio. Lembre-se que muito provavelmente a sua falta (mesmo que não compreenda logo porquê) possivelmente afectou muitas pessoas, e que alguns potenciais tons menos agradáveis de uma mensagem não são um insulto pessoal a si, mas simplesmente o frisar da necessidade de cumprir tais regras.

No caso de detectar alguém que violou alguma norma de conduta, não o critique em público, tornando assim um pequeno problema em algo de maior dimensão. Se considerar que a falta é merecedora de reparo, envie-lhe por correio electrónico uma mensagem cortês indicando a falta e pedindo-lhe que não a repita. Não o insulte, lembre-se que usualmente tais problemas não são devidos a malícia, simplesmente a ignorância das regras.


2.4 Na rede "$#" eu posso fazer isto. Porque é que não o posso fazer aqui?

Cada rede possui e define conjuntos de regras diferentes que delimitam o comportamento determinado aceitável. O facto de algo ser aceitável numa rede não quer dizer que o seja noutra. Assim, quando enviar uma mensagem para um grupo da Usenet, nomeadamente para um grupo da hierarquia PT.*, respeite as regras desse meio, e não de outros que costume frequentar. Lembre-se disso não apenas no respeitante aos assuntos abordados mas no respeitante à forma como os aborda, etc.

Não assuma também que convenções que conhece de algum meio são imediatamente percebidas por todos. Se as pretende utilizar, será talvez conveniente explicitá-las inicialmente, para evitar mal-entendidos.


2.5 Qual a forma adequada de tratamento nas news?

Não existe uma forma de tratamento "oficial" para as News, assim como não existe no contacto directo: algumas pessoas preferem formas de tratamento mais formal, outras preferem formas mais amigáveis. O importante deverá ser tentar usar o tratamento adequado para cada pessoa.

É necessário usar bom senso. Lembre-se que não está a ver a outra pessoa, e não dispõe dos elementos que usaria num contacto directo para ajustar a sua forma de tratamento. Um pouco de prudência num contacto inicial pode evitar-lhe o embaraço de vir a descobrir mais tarde que andou a tratar "tu-cá - tu-lá" uma senhora que afinal tem idade para ser sua mãe, e que ainda por cima é a professora da cadeira que lhe falta fazer para acabar o curso! :-)

Visto do outro lado, se se vir inesperadamente tratado de forma familiar, evite deixar-se ofender por isso. A comunidade electrónica tem tendência para adoptar rapidamente a familiaridade, e o entusiasmo por vezes excede a prudência. Se tal o incomodar, chame a atenção para o facto, de forma delicada, e muito provavelmente receberá um pedido de desculpas.


2.6 O que acontecerá se ainda assim alguém não respeitar estas regras?

Em princípio, assumindo que a falta resultou da ignorância e não de malícia, o responsável por ela será usualmente advertido por correio electrónico acerca dela, por qualquer leitor habitual das News. No caso de falta de resposta e de repetição do comportamento, é comum referir o facto ao gestor do sítio de onde as mensagens originam.

Se se verificar uma tendência maliciosa para o abuso repetido (ou a tentativa de "pela força do hábito" tentar impor uma situação que não respeite os princípios atrás expostos e o uso normal da Usenet) poderão ser adoptadas pelos administradores das maquinas principais de distribuição das News nacionais medidas no sentido de contrariar essas acções. Essas medidas serão aplicadas voluntariamente pelos administradores dos sítios que recebem essa hierarquia.

Devido a problemas na tecnologia de transporte das News existentes correntemente, tais medidas poderão afectar não apenas o utilizador directamente responsável por essas faltas mas bastantes outras pessoas. Assim, é de toda a conveniência dos administradores locais de sítios que originam mensagens para a hierarquia, uma educação adequada dos utilizadores acerca das normas de acesso a esse meio.


Parte III - Evolução da hierarquia

3.1 Quais são os grupos de News que existem na hierarquia?

Neste momento existem na hierarquia PT os seguintes grupos de news:

Nota: A ultima alteração desta secção foi em 6 de Julho de 1999; desde então podem ter ocorrido alterações na hierarquia

Grupos aprovados

Os seguintes grupos foram aprovados e criados, de acordo com as regras apresentadas na pergunta 3.3

pt.binarios     Grupo apropriado para se colocarem binarios. (Moderated)
pt.ciencia.geral        Discussao de tematicas cientificas. (Moderated)
pt.comp.geral   Discussao de temas relacionados com Computadores. (Moderated)
pt.comp.programacao     Duvidas e sugestoes sobre linguagens de programacao. (Moderated)
pt.comp.so.linux        Sistema operativo Linux e temas relacionados. (Moderated)
pt.conversa     Grupo para discussao sobre temas livres. (Moderated)
pt.geral        Discussoes sobre Portugal e os Portugueses. (Moderated)
pt.internet     Discussao sobre a Internet em Portugal. (Moderated)
pt.internet.usenet      Discussao sobre as Usenet news em Portugal (Moderated)
pt.internet.www Assuntos relacionados com o World-Wide Web. (Moderated)
pt.mercado      Anuncios/Compra/Venda/Troca/Aluguer de Produtos/Servicos. (Moderated)
pt.mercado.emprego      Anuncios de procura e oferta de emprego e formacao. (Moderated)
pt.mercado.imobiliario  Anuncios de compra, venda e aluguer de imobiliario. (Moderated)
pt.mercado.informatica  Compra e venda de equipamento informatico e software. (Moderated)
pt.mercado.veiculos     Anuncios de compra, venda e aluguer de veiculos. (Moderated)
pt.rec.aquaria  Assuntos relacionados com aquariofilia. (Moderated)
pt.rec.artes    Discussao das Artes (Moderated)
pt.rec.artes.cinema     Grupo destinado 'a discussao de cinema. (Moderated)
pt.rec.desporto Desportos sem grupo de discussao na hierarquia PT. (Moderated)
pt.rec.desporto.futebol Discussao sobre futebol nacional e internacional. (Moderated)
pt.rec.fotografia       Newsgroup sobre fotografia. (Moderated)
pt.rec.geral    Discussao geral sobre tematicas recreativas. (Moderated)
pt.rec.jogos.computador Discussao de Jogos de Computador em Portugues. (Moderated)
pt.rec.jogos.estrategia Discussao de Jogos de Estrategia em Portugal. (Moderated)
pt.rec.musica.geral     Assuntos relacionados com Musica. (Moderated)
pt.rec.radio.amadorismo Assuntos relacionados com Radio Amadorismo. (Moderated)
pt.rec.radio.cb Grupo dedicado a Banda do Cidadao. (Moderated)
pt.soc.economia Discussao generica sobre economia em portugues. (Moderated)
pt.soc.ensino   Discussao sobre o ensino em Portugal. (Moderated)
pt.soc.escutismo        Escutismo, escotismo e guidismo em portugues. (Moderated)
pt.soc.geral    Discussao geral sobre a Sociedade. (Moderated)
pt.soc.politica Discussao de tematicas politicas. (Moderated)
pt.soc.religiao Discussa~o sobre religia~o e os aspectos envolventes. (Moderated)
pt.soc.sexologia        Para discutir tudo o que se relacione com a sexologia. (Moderated)
pt.tec.geral    Discussao geral sobre tematicas tecnicas e tecnologicas. (Moderated)
pt.tec.telcoms  Discussao das Telecomunicacoes em Portugal. (Moderated)
pt.tec.telcoms.rdis.rcu Discussao dos assuntos relacionados com a RCU. (Moderated)
Grupos a criar

Aguarda(m) fim do período de reclamações:

Grupos a remover

Grupos que serão removidos em breve

Evolução histórica

Uma perspectiva histórica da evolução da hierarquia até Junho de 96 pode ser encontrada em http://www.inescc.pt/~pmelo/PT/historial.html

Eventualmente, serão criados novos grupos mais específicos, e o grupo PT.GERAL poderá vir a ser eliminado. Quaisquer adições, alterações ou eliminações de grupos nesta hierarquia terão de respeitar as regras delineadas de seguida


3.2 Então e o grupo pt.teste?
Porque é que não tenho o grupo pt.teste no meu fornecedor de news?

O grupo pt.teste nunca foi oficialmente criado, e portanto não pertence aos grupos aprovados da hierarquia PT. No entanto, muitos servidores de news apresentam este grupo, na convicção de que se trata de um grupo válido.

É discutível a necessidade de um grupo de testes global na hierarquia PT. O consenso entre a maior parte dos administradores de news parece ser que bastaria para os testes a existência de um grupo local, sem ser necessário enviar para os outros os resultados desses testes. No caso se pretender testar a conectividade global do sistema (acção pouco frequente) existem grupos próprios para tal, como o misc.test e o alt.test, que possuem mecanismos próprios (repetidores) que avisam o utilizador que a sua mensagem atingiu determinados pontos.

Entrentanto alguns outros administradores sustentam a tese da necessidade de haver um grupo que possam indicar aos novos utilizadores como grupo de testes, dentro da hierarquia PT, por facilidade de reconhecimento e evitando assim os testes que ocorrem ocasionalmente nos restantes grupos da hierarquia.

Neste momento, no entanto, e como não foi ainda apresentada a proposta da criação de um grupo pt.teste, a sua utilização é desaconselhada, sugerindo-se a utilização dos grupos locais de teste ou dos grupos misc.test e alt.test em vez disso. Óbviamente, esta sugestão alterar-se-à se o grupo for proposto, votado e aprovado, de acordo com as regras da hierarquia.


3.3 Quais são as regras para a criação de novos grupos na hierarquia?
Quais são as regras para alterar o estado de moderação de um grupo?
Quais são as regras para eliminar um grupo?

Para permitir a evolução e consequente alteração da hierarquia (por exemplo, pelo acrescentar de novos grupos à hierarquia, ou alterar do moderador de um grupo, etc.), e de forma a conciliar os princípios básicos de democracia e responsabilidade, foi decidido que o processo de alterações à mesma seguirá os seguintes passos:

  1. Apresentação de uma proposta no grupo pt.internet.usenet, seguida de um período de discussão, nunca inferior a 15 dias. No caso de criação de um grupo essa proposta deverá explicitar em termos não ambíguos o tema de discussão desse grupo (a sua "carta de intenções"), o seu nome e o seu estado de moderação (moderado, e por quem, ou não moderado). O grupo deverá ser moderado (pelo menos automaticamente) e o nome do grupo deve integrar-se numa das sub-hierarquias admissíveis, de acordo com as votação de novas regras realizada em 1998. Neste momento (Julho de 1999) as sub-hierarquias admissíveis são:

  2. É da responsabilidade do proponente garantir que todos estes dados estão presentes na proposta de discussão, sem a qual ela não será válida (e portanto não será admitida à votação).
    Um exemplo de um documento de proposta (RFD, Request for Discussion) genérico, foi escrito por António Ferreira e encontra-se disponível em http://www.inescc.pt/~pmelo/PT/rfd.exemplo.html. Uma proposta alternativa de RFD para o caso de grupos moderados foi escrita por Rolando Escadabaixo e encontra-se disponível em http://www.geocities.com/escadabaixo. Sugere-se que as propostas de criação de novos grupos sigam algum dos formatos aí apresentados, conforme o caso.
    Em outros casos a proposta terá de conter sempre a descrição pormenorizada da alteração proposta, justificação da mesma e, se aplicável, a descrição dos efeitos dessa alteração na hierarquia de News PT.*.

  3. Anúncio da votação dessa proposta no grupo pt.internet.usenet, seguida de votação, durante um prazo de 15 dias. A proposta de votação indicará todas as informações relevantes sobre a alteração proposta, bem como indicações de como votar. No caso da criação de novos grupos, consideram-se informações indispensáveis o nome do grupo, a sua carta de intenções, e o seu estado de moderação.

  4. Após o fim da votação o resultado da mesma será anunciado no grupo pt.internet.usenet num prazo de 5 dias a partir do fim da mesma. Durante outros cinco dias são aceites as reclamações eventuais sobre o processo de votação.

  5. Cerca de 15 dias depois da aprovação da criação ou alteração do grupo, a respectiva mensagem de controlo será emitida para tornar efectiva essa decisão.


    3.4 Quais são as regras de cada votação?

    A votação será feita por envio de uma mensagem de correio electrónico de acordo com uma sintaxe definida para um endereço de correio pre-determinado, indicado na proposta de votação.

    A regras que a votação tem de respeitar para ser válida e para uma proposta ser aprovada são as seguintes:


    Parte IV - Miscelânea

    4.1 Porquê o nome PT.*?

    O nome da hierarquia (PT) vem da abreviatura ISO escolhida para designar Portugal. A sua adopção para a hierarquia nacional foi feita por semelhança com as hierarquias regionais de língua não inglesa existentes noutros países, como por exemplo a hierarquia francesa (fr.*) e a alemã (de.*).


    4.2 Porque é que não devo usar o grupo PT.NEWS?
    Qual é a função do grupo PT.INTERNET.USENET?
    É verdade que o grupo PT.NEWS vai desaparecer?

    Em resumo: o grupo PT.NEWS não deve ser usado porque foi substituído pelo grupo PT.INTERNET.USENET.

    Após um processo de votação foi decidido alterar o nome do grupo pt.news para pt.intenet.usenet. Assim, para efectuar essa alteração, foi criado o grupo pt.internet.usenet. O grupo pt.news será substituído no futuro próximo, uma vez que o grupo pt.internet.usenet esteja já estabelecido e a desempenhar as funções que eram anteriormente desempenhadas pelo pt.news.

    Agradece-se que quem tiver informações/recursos que mencionem explicitamente o pt.news, altere as suas referências para pt.internet.usenet.


    4.3 Qual é a questão com a "defunta" Portugal Telecom?

    No mês de Fevereiro de 1996 ocorreu um processo de votação que pretendeu apresentar algumas criticas à empresa de telecomunicações Portugal Telecom, através da sua "extinção" simbólica. As razões e texto da proposta podem ser encontradas no seu RFD.

    Em função da aprovação dessa proposta, foi aprovado que quaisquer referências à empresa na hierarquia PT devem referir a sua situação de "extinção" pelo que a mesma deve ser referida como "a defunta Portugal Telecom". De acordo com as regras da hierarquia tal situação manter-se-á até à rescisão da decisão, que deverá ocorrer através de uma votação, que no entanto nunca pode ocorrer antes de Julho de 1996, ou seja, 4 meses após a decisão inicial.


    4.4 Onde posso encontrar informação adicional sobre as News em Portugal

    Um outro recurso que pode consultar para encontrar mais informação sobre as Usenet News em Portugal é o Jornal (não oficial) da Usenet Portuguesa, disponível em http://jnoup.ip.pt. Com alterações semanais, pode ser consultada quer para informação de referência sobre a hierarquia como para obter informação mais recente entre duas edições da FAQ...

    Agradeço que quem conhecer mais recursos sobre as news em Portugal (WWW, FTP, gopher, etc.) me contacte para completar esta secção...


    4.5 Quem escreveu este FAQ?

    O.K., altura para a vaidade :-). Este FAQ foi escrita por Paulo Melo <pmelo@inescc.pt>. Quaisquer correcções sobre os assuntos aqui tratados deverão ser enviadas para o endereço <pt-news@inescc.pt>, ou para o endereço acima indicado.

    Agradeço a colaboração e as sugestões de:

    Rui Gustavo Crespo <rgc@eniac.inesc.pt>
    Artur Romão <Artur.Romao@puug.pt>
    João Neves <Joao.Neves@inescn.pt>
    José Legatheaux Martins <Jose.Legatheaux@puug.pt>
    Paulo Loureiro <met@tsg.pt>
    Rui Salgueiro <rps@mat.uc.pt>
    Vasco Pedro <vp@fct.unl.pt>
    Carlos Antunes <Carlos.Antunes@cfn.ist.utl.pt>
    Fabricio Santos <fabricio@individual.puug.pt>
    Rui Malheiro <rmalheiro@telepac.pt>
    António Ferreira <amcf@esoterica.pt>